sexta-feira, 5 de junho de 2009

Como nasce um planejamento

COMO NASCE UM PLANEJAMENTO DE AULA

Uma professora, que havia ficado muitos anos como secretária, voltou ao Magistério.
Ao assumir suas novas funções, estava nervosa, preocupada.
Sentia-se despreparada, sem prática.
Comentou c/ a filha:
-Acho que nem sei mais dar aula.
A menina, acostumada a ver certo tipo de professor em ação, sintetizou para a mãe o que ela pensava da profissão.
-Ora, mãe, é fácil! Você só precisa comprar um diário de classe, uma caneta azul e outra vermelha depois é só fazer a chamada, passar o dever e corrigir.
Evidentemente, com esse processo simplista, não é surpreendente que a aula se torne um peso, tanto para o aluno como para o professor.
Para planejar, ainda que seja um único dia de trabalho didático, vai ser preciso mais que comprar um diário e duas canetas.
Cada encontro de professor e alunos é um tempo rico, cheio de possibilidades interessantes ou pelo menos deveria ser.
Para viver do modo mais intenso possível esse tempo de partilha e crescimento, muita coisa é necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário