COMO NASCE UM PLANEJAMENTO DE AULA
Uma professora, que havia ficado muitos anos como secretária, voltou ao Magistério.
Ao assumir suas novas funções, estava nervosa, preocupada.
Sentia-se despreparada, sem prática.
Comentou c/ a filha:
-Acho que nem sei mais dar aula.
A menina, acostumada a ver certo tipo de professor em ação, sintetizou para a mãe o que ela pensava da profissão.
-Ora, mãe, é fácil! Você só precisa comprar um diário de classe, uma caneta azul e outra vermelha depois é só fazer a chamada, passar o dever e corrigir.
Evidentemente, com esse processo simplista, não é surpreendente que a aula se torne um peso, tanto para o aluno como para o professor.
Para planejar, ainda que seja um único dia de trabalho didático, vai ser preciso mais que comprar um diário e duas canetas.
Cada encontro de professor e alunos é um tempo rico, cheio de possibilidades interessantes ou pelo menos deveria ser.
Para viver do modo mais intenso possível esse tempo de partilha e crescimento, muita coisa é necessária.
Uma professora, que havia ficado muitos anos como secretária, voltou ao Magistério.
Ao assumir suas novas funções, estava nervosa, preocupada.
Sentia-se despreparada, sem prática.
Comentou c/ a filha:
-Acho que nem sei mais dar aula.
A menina, acostumada a ver certo tipo de professor em ação, sintetizou para a mãe o que ela pensava da profissão.
-Ora, mãe, é fácil! Você só precisa comprar um diário de classe, uma caneta azul e outra vermelha depois é só fazer a chamada, passar o dever e corrigir.
Evidentemente, com esse processo simplista, não é surpreendente que a aula se torne um peso, tanto para o aluno como para o professor.
Para planejar, ainda que seja um único dia de trabalho didático, vai ser preciso mais que comprar um diário e duas canetas.
Cada encontro de professor e alunos é um tempo rico, cheio de possibilidades interessantes ou pelo menos deveria ser.
Para viver do modo mais intenso possível esse tempo de partilha e crescimento, muita coisa é necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário